Pela primeira vez Zeca Camargo é curador da Bienal do Livro de SP
Na manhã da última terça-feira (31), a organização da 22ª edição da Bienal do Livro de São Paulo realizou uma coletiva de imprensa. Além do tema central, "Livros Transformam o Mundo, Livros Transformam Pessoas" e da divulgação da programação, foram apresentados os curadores do projeto, entre eles os jornalistas Zeca Camargo e Paulo Markun.
"É minha primeira curadoria e eu não sabia o trabalho que era", disse Camargo aos risos. "Fiquei estarrecido com o volume de coisas que tínhamos que estabelecer e me envolvi mais do que imaginava", completou o apresentador do "Fantástico".
O jornalista também ficou responsável pelo pilar temático chamado "# Você + Quem = ?", o espaço jovem quer promover diálogos entre a juventude e a literatura. "É um público que sempre gostei de trabalhar. Brincamos que é uma geração que usa # (hashtag) até para dar oi", explicou se referindo ao nome do pilar.
O jornalista Paulo Markun, que apresentou por 10 anos o programa "Roda Viva" e também foi presidente da Fundação Padre Anchieta, agradeceu o convite para ser um dos três curadores gerais e falou sobre o espaço Salão de Ideias, que abordará temas como futebol, cultura negra, cultura árabe, entre outros. "A ideia é juntar pessoas de pensamentos diferentes, que possam levantar dúvida sobre esses temas", disse.
Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) destacou que, nesta edição, a Bienal do Livros de São Paulo espera receber 800 mil visitantes. "Fomos além da expectativa e não poupamos esforços ou recursos. Neste ano temos um crescimento de 37% no número de expositores, 18% na área ocupada, 33% de investimentos em programação cultural e 44% de valores investidos em vale-professor e vale-livro", explicou.
Juan Pablo De Vera, organizador da Bienal, falou sobre o tema do evento deste ano. Para ele, que também organiza o Salão do Automóvel, além das feiras do livro de Paris, Londres, Tóquio e Nova York, "a ideia é convidar novas gerações a abraçar o livro e crescerem como pessoas", informou o portal Terra.
Para crianças
O espaço infantil deste ano na Bienal pretende possibilitar às crianças o exercício criativo. "È um espaço de ampliação do imaginário infantil. Elas serão convidadas a entrar no livro, mas ele não tem páginas. São túneis onde as crianças entrar e lá - com a ajuda de profissionais - constroem estórias", contou Zoara Failla, uma das pessoas responsáveis pelo espaço.
Serviço
22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Período: 9 a 19 de agosto de 2012
Horário de funcionamento: 10h às 22h até o dia 18 de agosto. Após esta data, das 10h às 20h, com entrada permitida até às 18h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209)
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia-entrada)
Entrada gratuita: professores, bibliotecários, profissionais da cadeia produtiva do livro, estudantes inscritos na visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças até 12 anos.
Fonte da Notícia: Redação Portal IMPRENSA - http://portalimprensa.uol.com.br
0 comentários:
Postar um comentário
Comente!